Se o verão é a estação oficial dos tons rosados e clarinhos, é no inverno que os lábios ganham mais cor. E, no que depender das tendências apontadas na última temporada de moda, quando mais escuro for o batom, melhor. Além do vinho, que conquistou de vez lugar cativo na nécessaire depois que a marsala foi eleita a cor do ano passado, agora é a vez do roxo – e até do preto, para as mais ousadas.
Ao mesmo tempo em que lábios escuros são marcantes, é preciso ficar atenta ao fato de que eles desbotam mais rápido.
Dicas abaixo da maquiadora Eloana Aguirre
1. Lábios lisinhos
Basta o friozinho gelado dar as caras lá fora para que a boca ganhe aquela aparência rachada. Além de causar desconforto, o ressecamento da boca ainda faz com que o batom não fique com uma aparência bonita quando aplicado. Antes de escolher a cor do dia, a dica é esfoliar os lábios – principalmente se você optar por um produto com cobertura matte, aquela mais fosca e sequinha.
Sabe aquela receitinha de esfoliação caseira da vovó, que ensina a misturar uma colher de açúcar refinado com a mesma medida de mel? Você pode preparar e espalhar pela boca, fazendo movimentos leves e circulares até sentir que seus lábios estão lisinhos novamente. Depois, vale hidratar aplicando olipbalm de sua preferência. Aliás, vale também usar hidratante labial todos os dias antes de dormir, assim a boca estará pronta para a manhã seguinte.
2. A base de tudo
Assim como a sombra fixa melhor quando aplicamos o primer e a base, o batom escuro permanece por mais tempo quando passamos base antes. Sim, você entendeu certo: a mesma base que você espalha no rosto pode ir para os lábios.
— Além de fazer o batom durar mais tempo no inverno, a base ajuda a neutralizar o tom rosado da boca .
Mas não exagere na quantidade, ok? Basta uma camada leve, sem excesso – que funciona para uniformizar os lábios e não influencia na cor do batom escolhido.
3. Pó para toda a obra
Depois da base, é hora de deixar os lábios sequinhos com uma camada de pó translúcido. A maquiadora Eloana sugere aplicar o produto com pincel, que ajuda a fixar ainda mais a cor.
4. Contorno da vez
Pensou que já era hora de passar o batom? Ainda não. Para garantir que os lábios permaneçam intactos por mais tempo, o truque é fazer o contorno com um lápis específico para boca, em um tom próximo ao do batom escolhido.
— O lápis forma uma barreira que não deixa o batom escorrer. Dá para usar tanto com os mattes quanto com os cremosos
5. Hora de colorir
Para finalizar, aplique o batom de sua preferência. Se for com o pincel, melhor ainda. Para garantir durabilidade extra, Elô sugere repetir a terceira etapa.
Se quiser que dure ainda mais, passe mais uma camada de pó translúcido com pincel de sombra. É só ir depositando levemente. Deixa a cobertura mais mate e some na boca .